sexta-feira, 25 de abril de 2014

Doce rápido de palitos la reine

Doce rápido de palitos la reine 

Chamando novamente as memórias de infância, cá está um doce que estava sempre presente nas nossas festas de aniversário. Tão fácil e tão bom!!!


Palitos la reine q.b. (nesta receita pus 10)
1/2 pacote de pudim instantâneo
400 ml de leite meio gordo
1 pacote de natas
Açúcar q.b. 

  
Preparar uma calda para embeber os palitos (pode ser  um pouco de água com um pouco de rum ou qualquer bebida alcoólica a gosto; pode ferver água com casca de limão ou laranja; pode fazer um chá de jasmim, por exemplo)

Ferver o leite e preparar o pudim de acordo com as instruções tendo em conta que o que desejamos obter é um creme e não o pudim (daí colocar 400ml para meio pacote).

Bater as natas com açúcar a gosto (aqui usei natas de soja, ficam muito bem e substituem perfeitamente as verdadeiras). Reservar.

Após arrefecimento dos preparados, passar metade dos palitos pela calda e dispôr num prato. Despejar meia porção de creme (aqui fiz com baunilha mas pode-se variar. Com chocolate fica muito bem também). Voltar a fazer outra camada de palitos e uma de creme, finalizando com uma camada de natas.

Levar ao frigorífico.

Neste caso coloquei alguns morangos entre as camadas e  também na cobertura. É claro que, tambem aqui podemos ser originais e variar na decoração. Fica muito bem polvilhado com amêndoa torrada ou praliné.

   




5 comentários:

  1. Este bolo tem direitos de autora. A cobertura original era feita com uma calda de açúcar na qual se envolviam claras em castelo. Polvilhava-se com amêndoa picada e torrada. Lembras-te? Era uma receita da avó Lina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro e gostava imenso dessa cobertura, só que alguém entretanto esqueceu como se fazia...: ) mas aguardo que alguém tente lembrar-se, não é D.Ivone?...

      Eliminar
  2. Na casa da avó Alexandrina também se fazia com cobertura de ponto de açúcar e claras e polvilhado de coco ralado e pérolas de açúcar.

    ResponderEliminar
  3. É fácil Guida, depois de teres feito um ponto de açúcar leve, juntas uma clara em castelo e envolves, a quantidade de açúcar para o ponto e também a quantidade de claras a adicionar variam conforme a superfície a cobrir...

    ResponderEliminar
  4. Obrigada. Hei-de experimentar pois adoro claras em castelo e lembro-me que gostava imenso dessa cobertura.

    ResponderEliminar