quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Doce de tomate




Tomate q.b.
Açúcar (peso igual ao tomate)
Raspa de limão (facultativo)
Pau de canela

Este doce foi feito com tomate de chucha e tomate cereja...apenas por uma questão de aproveitamento de "matéria-prima". Na verdade não sei se existe tomate certo para fazer compota...mas acho que, quando é para evitar desperdício não há certo nem errado...
Não costumo tirar peles nem graínhas. Gosto do aspeto do doce assim...e é bem mais prático...claro que o mais usual é limpar os tomates destes componentes.

Vamos, então à receita:

Pese o tomate, arranje-o e parta-o em pedaços pequenos. Coloque num tacho largo.
Pese igual quantidade de açúcar...eu corto sempre um bocado pois não aprecio as coisas demasiado doces. Junte ao tomate  e deixe macerar cerca de 30 minutos.
Acrescente o pau de canela e a raspa do limão e leve a ferver em lume brando até fazer ponto de estrada (quando, ao colocar um pouco de doce num prato consegue abrir uma "estrada" com uma colher). Digamos que leva cerca de 30/40 minutos. Convém ir mexendo para que não "agarre". No final pode passar com a varinha mágica ou, como fiz eu, deixar assim.

Deitar em frascos previamente fervidos (por uma questão de higiene e preservação do doce) ainda quente, fechar e colocar de tampa para baixo durante cerca de 24h (assim cria vácuo e aumenta o tempo de validade: esta é informação que pesquisei na net. Eu não tenho muita prática de confeccionar compotas...)

2 comentários:

  1. Boa ideia Guida. E muitos mais vais ter para muito mais doce.

    ResponderEliminar
  2. É dos meus doces preferidos mas nunca me deu para fazer.
    Esse ficou uma delicia,
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar