terça-feira, 27 de maio de 2014

Bolo de laranja ou limão


Nota: as medidas são em chávenas de chá ou cup no caso de copos medidores

6 ovos
4 cháv. mal medidas de farinha de trigo
4 colheres de chá de fermento
2 cháv. de açúcar
1 cháv. de sumo de laranja (ou limão)
1,5 cháv. de leite 
300 g de manteiga

Bate-se muito bem a manteiga com o açúcar. Juntam-se os ovos um a um, batendo entre cada acrescento.Vai-se alternando a farinha peneirada com o fermento, o leite e o sumo (farinha, leite, farinha, sumo, farinha...com cuidado porque há alguma tendência para talhar). Juntar raspa de laranja ou limão.

Levar a forno pré-aquecido a 170º durante cerca de 50 minutos (até que o teste do palito dê certo).

Este bolo pode perfeitamente servir-se assim, coberto com açúcar em pó, por exemplo. Mas eu gosto de lhe acrescentar um pouco de calda:

0,5 dl de água
sumo de uma laranja (ou limão)
açúcar q.b.
1 casca de laranja
pau de canela (facultativo)

Levar ao lume até ferver durante cerca de 3 minutos.

Picar o bolo arrefecido e derramar cuidadosamente esta calda.

Outro exemplo:

Fazer um glacê com 1 c. de café de água, 1 c. de café de sumo de laranja ou limão e açúcar em pó q.b. Atenção pois para fazer um bom glacê, que deve ficar bem consistente tem que se acrescentar muito açúcar e pouco líquido. Vale mais começar com pouco líquido e acrescentar do que o contrário.

No exemplo da figura o bolo foi coberto e recheado com creme de chocolate tipo brigadeiro e utilizei pasta de açúcar na decoração.

Nota: a alusão ao clube é mera coincidência...desportivismo acima de tudo...


domingo, 18 de maio de 2014

Bolo de chocolate com morangos e creme de queijo fresco

Prepare um Bolo de chocolate e deixe arrefecer muito bem.

Arranje morangos (preferencialmente pequenos. A quantidade tem de ser suficiente para encher a circunferência do bolo) retirando o pé, lavando e secando bem. Pode juntar um pouco de açúcar.

Prepare um Creme de queijo fresco batendo 150g de queijo creme com 200ml de natas e 5 colheres de açúcar em pó, peneirado. Se pretender que fique ainda mais "sólido" pode acrescentar 3 folhas de gelatina dissolvidas num pouco de água quente (pode levar as folhas escorridas ao microondas durante alguns segundos até dissolver) envolvendo-as com muito cuidado para não "talhar" o creme.

Corte o bolo em duas partes. Se preferir um bolo ligeiramente húmido pode deitar um pouco de calda de açúcar, um pouco de rum ou qualquer tipo de agente que possa humedecer o bolo. Cuidado, sobretudo com a parte que vai cobrir o bolo para que não fique demasiado mole pois pode partir.

Cubra a parte de baixo com um pouco de creme e encha com os morangos. Preencha todos os espaços com o creme (pode usar bico de pasteleiro ou uma colher). Coloque a parte de cima cuidadosamente como se fosse uma tampa e decore a gosto.
  

Bolo de chocolate


4 ovos
200 g de açúcar
150 de manteiga ou margarina (pode ser magra)
1 dl de leite
125 g de farinha
75 g de chocolate em pó

Bate-se o açúcar com as gemas até fazer uma massa esbranquiçada. Junta-se a  manteiga à temperatura ambiente e continua a bater-se. Em seguida junta-se o leite (é natural que fique com um aspeto talhado). Por fim junta-se a farinha peneirada com o chocolate. Bata as claras em castelo e envolva no restante preparado, sem bater.

Vai ao forno pré-aquecido a 170º em forma untada até cozer (cerca de 40 minutos ou até que se espete o palito e saia limpo).


sexta-feira, 16 de maio de 2014

Doce de Sobras


Este é mesmo um aproveitamento de sobras...

Fazem-se camadas de aparas de bolo (pode fazer-se uma calda e humedecer um pouco), morangos cortados e creme (chantilly, creme de queijo fresco, leite creme...)...

Podem juntar-se alguns toppings e fica, além de vistoso, uma delícia

Como vêem, tudo se aproveita e com grande rapidez podem criar-se sobremesas fantásticas...

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Profiteroles


Massa de fartos:
1,5dl de água
75g de manteiga ou margarina
75 g de farinha de trigo
3 ovos

Levar ao lume a água com uma pitada de sal e a gordura. Quando ferver deitar de uma só vez a farinha, mexendo até formar uma bola que descole das paredes do tacho.

Retire do lume e deixe arrefecer um pouco. Juntar os ovos, um por um, batendo muito bem entre cada adição (costumo usar a batedeira elétrica). Continue a bater até a massa começar a fazer bolhas e criar brilho.

Deite a massa num saco de pasteleiro com um bico largo e liso e faça pequenos montinhos de massa sobre um tabuleiro untado. À falta de saco de pasteleiro faça pequenas bolinhas com uma colher.

Leve a forno pré aquecido a 180º cerca de 20 minutos, ou até alourarem (lembrem-se que crescem um bocadinho). Após cozedura desligue o forno, entreabra a porta e deixe-os arrefecer completamente.

Prepare o recheio: pode ser chantilly, doce de ovos,  gelado (nesse caso recheia apenas perto da hora de servir ou creme de pasteleiro.

No exemplo da foto fiz Creme de pasteleiro e recheei (pode abrir uma pequena cavidade, inserir o bico de um saco de pasteleiro e rechear ou abrir um corte lateral e encher).

Fiz uma torre e com muito cuidado verti caramelo sobre os profiteroles. Pode fazer-se o mesmo com chocolate quente.



Creme de pasteleiro

4 gemas
100g de açúcar
70g de farinha
5 dl de leite

Leve ao lume o leite.

Bata as gemas com o açúcar até obter um creme espesso. Junte a farinha peneirada e misture até obter uma massa homogénea.

Adicione, com muito cuidado o leite quente ao anterior preparado mexendo sempre. Deitar num tacho e levar ao lume, mexendo bem até engrossar. Este processo é muito delicado pois os ovos podem "talhar". É preciso manter o lume brando e não deve ferver.

Após desligar o lume continue a mexer até arrefecer um pouco, para que as gemas arem de cozer.

Pode aromatizar-se este creme com baunilha, café ou chocolate (que devem ser misturados no leite).

domingo, 11 de maio de 2014

Recheio e cobertura de chocolate branco

Levar ao lume 400 ml de natas. Quando estiverem quentes, quase a ferver, retirar do lume e juntar uma tablete de chocolate branco em pedaços, mexendo até que este fique envolvido nas natas.

Nota: eu costumo usar chocolate branco em tablete, marca branca. Claro que, se for feito com um chocolate de boa qualidade, o resultado é sempre melhor.

Bolo simples de aniversário (ou não...)


6 ovos
120 g de açúcar
3 c. de chá de sumo de limão
90 g de farinha
60 g de amido de milho

Bata as gemas com 50 g de açúcar até aumentarem de volume e obter um creme fofo.

Bata as claras em castelo firme acrescentando, aos poucos, o restante açúcar.

Adicione as claras ao preparado de gemas e, também, o sumo de limão (em vez do sumo de limão pode juntar umas gotas de extrato ou aroma de baunilha).

Junte a farinha peneirada com o fermento envolvendo cuidadosamente.

Deitar numa forma previamente untada (e forrada se necessário) e levar a forno pré-aquecido a 165º até estar cozido (cerca de 50 min.).

Partir o bolo depois de frio em duas ou três partes e rechear como quiser. Neste caso leva Recheio e cobertura de chocolate branco (que foi tingido com corante azul) e a decoração foi feita com pasta de açúcar e creme de manteiga em saco de pasteleiro.

sábado, 10 de maio de 2014

Tarte de lima


300g de bolachas de chocolate
150 g de manteiga
1 lata de leite condensado
3 iogurtes naturais
3 limas
6 folhas de gelatina

Prepare a base triturando as bolachas e amassando com a manteiga (pode moer tudo junto no robot de cozinha). Forrar uma forma de tarte e levar ao frigorífico (ou ao congelador,se for por pouco tempo).

Demolhar as folhas de gelatina num pouco de água quente.

Despejar o conteúdo da lata de leite condensado numa taça e juntar a raspa e o sumo das limas com cuidado para ficar tudo bem incorporado.

Escorrer as folhas de gelatina e levar ao microondas,na potência máxima durante cerca de meio minuto (apenas o tempo de as dissolver, convém ir verificando). Juntar ao preparado de leite condensado (eu prefiro juntar aos poucos: primeiro uma colher do preparado junto da gelatina,  misturar bem e só então, misturar no restante creme. A gelatina não pode ficar com grumos).

No liquidificador (ou com a batedeira) bater os iogurtes e juntar o creme de lima e leite condensado, batendo um pouco até ficar bem misturado.

Despejar sobre a base de bolacha e levar ao frigorífico durante algumas horas (se quiser apressar um pouco pode colocar durante uma hora no congelador e depois no frigorífico).

Raspar lima sobre a tarte e desenformar. 

Sugestão: normalmente esta tarte faz-se com natas (200 ml) mas experimentei com os iogurtes numa tentativa de torná-la menos calórica e julgo que fica muito bem. De qualquer forma a preparação com natas é idêntica. 

Quanto às bolachas podem ser as que se quiser. Eu opto pelas de chocolate pois gosto da ligação. Com bolacha tipo oreo fica magnífica, convém apenas reduzir a quantidade de manteiga.




segunda-feira, 5 de maio de 2014

Bolachas de manteiga


1 ovo
100 g de manteiga sem sal
100 g de açúcar
200g de farinha sem fermento
1 c de café de fermento em pó
(dá cerca de 40 bolachas médias)

Misturar cuidadosamente todos os ingredientes até obter uma massa consistente. Geralmente uso o "robot" de cozinha e, assim, junto primeiro os ingredientes secos, de seguida a manteiga (neste caso uso-a fria. Se misturar à mão é preferível usar à temperatura ambiente) e o ovo.

Esta é a receita básica. Pode usar-se assim ou aromatizar com raspa de limão ou laranja, canela, cardamomo,  chocolate (neste caso costumo colocar menor quantidade de farinha), pepitas de chocolate, côco, baunilha...etc. etc. etc.......

Embrulhar a massa em película aderente e levar ao frigorífico durante cerca de 30 minutos, para que a manteiga endureça e seja mais fácil de trabalhar.

Aquecer o forno  a 170º e forrar um tabuleiro com papel vegetal.

Enfarinhar a bancada e estender a massa até obter uma espessura de cerca de 0,5 cm e cortar os moldes escolhidos. Levar ao forno cerca de 15 minutos. Como é óbvio este é um tempo médio pois depende de cada forno. Passa por experimentar sabendo que as mais cozidas ficam mais rijas e as menos cozidas ficarão mais moles. 

Deixar arrefecer e comer...ou decorar. Pode usar-se chocolate derretido, glacê, pasta de açúcar...


sábado, 3 de maio de 2014

Bolo de cenoura


400 g de cenoura ralada
2 dl de óleo
350 g de açúcar
300 g de farinha
1 c.sobremesa de fermento
4 ovos
essência de baunilha (facultativo)

Juntar a cenoura ralada e o óleo e passar com a varinha mágica.
Bater muito bem os ovos com o açúcar. Juntar aos poucos a mistura de cenoura e continuar a bater.
Incorporar a farinha peneirada com o fermento. Juntar a baunilha, se quiser.

Colocar numa forma ou tabuleiro untado e levar a forno pré-aquecido a 170º até cozer.

Este bolo fica muito bem com Recheio de chocolate ou Cobertura de chocolate

Recheio de chocolate

1 pacote de natas (200ml)
1 pacote de leite (200ml)
meia tablete de chocolate de culinária
4 c. de sopa de chocolate em pó.
açúcar se achar necessário
1 c. de sopa de manteiga

Levar a lume brando todos os ingredientes até obter um creme.
(se necessitar pode incorporar com cuidado 1 colher de amido de milho. Atenção par não criar grumos: o melhor é dissolver a farinha primeiro com algumas colheres do preparado num recipiente e, depois de bem dissolvido o amido, juntar ao resto do creme e voltar ao lume, mexendo sempre.

Cobertura de chocolate

1 tablete de chocolate de culinária
1 pacote de natas

Levar ao lume (brando) as  natas com o chocolate em pedaços e deixar derreter, mexendo até obter um creme.

Deitar sobre o bolo. Fica uma cobertura compacta, não muito cremosa.

Bolo de iogurte



4 ovos
1 iogurte (pode ser qualquer sabor ou apenas natural. Prefiro os cremosos)
3 iogurtes (medida do recipiente de iogurte) de açúcar
3 iogurtes de farinha com uma c. de café de fermento
1 iogurte de óleo

Bater muito bem os ovos com o açúcar. Acrescentar o iogurte. 
Juntar a farinha, alternando com o óleo. Se o iogurte for natural e desejar acrescentar sabor é agora que deve fazê-lo (raspa de laranja ou limão, baunilha ou qualquer outro que ache adequado).


Deitar numa forma ou tabuleiro untado ou forrado a papel vegetal.

Levar a forno pré-aquecido a 170º até estar cozido (cerca de 30 minutos)











Nota:  Este bolo foi dividido em 3 partes e recheado com o Recheio cor de rosa

Recheio cor de rosa

1 embalagem de queijo creme (tipo filadélfia, pode ser marca branca)
1 pacote de natas (200 ml)
meio pacote de gelatina de morango

Bater o queijo com as natas até obter um creme. Acrescentar aos poucos o pó da gelatina continuando a bater até atingir a cor desejada. Verificar se o doce da gelatina é suficiente para o vosso gosto, há sempre a possibilidade de, ao baterem a natas e o queijo juntarem um pouco de açúcar mas, na minha opinião, não precisa.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Bolo de chocolate "tipo" Brigadeiro



Bolo:

4 ovos
1 chávena de chá (1 cup) de açúcar
1,5  cháv. de chá de chocolate em pó
2 cháv. de chá de farinha de trigo com fermento
1 cháv. de chá de óleo
1 cháv. de chá de água a ferver

Recheio:
1 lata de leite condensado
5 c. de sopa de chocolate em pó
1 cháv. de chá de leite
1 c. de sopa de manteiga (facultativo)

Bolo:
Bata os ovos com o açúcar, acrescente o chocolate e a farinha alternando com o óleo. No final junte a água a ferver (há quem faça este bolo batendo todos os ingredientes no liquidificador, ao mesmo tempo. Eu prefiro fazer assim. Podem também separar-se as gemas das claras, juntando estas no final, batidas em castelo. Pode ficar mais fofo, mas é mais trabalhoso...)

Levar ao forno pré-aquecido numa forma untada e deixar cozer (geralmente ponho os bolos de chocolate a uma temperatura entre os 160º e os 170º). 

Recheio:
Leve os ingredientes ao lume e vá mexendo até engrossar.

Depois do bolo arrefecido, parta em duas ou três partes e recheie. Reserve parte do creme para a cobertura e decore como quiser.

Variante:
Este bolo fica muito bem com uma calda feita da seguinte forma: Levar ao lume 8 c. de sopa de leite, 4 c. de sopa de chocolate em pó, 5 c. de sopa de açúcar e 1 c. de sopa de manteiga. Deixar que todos os ingredientes se envolvam criando uma espécie de calda. Furar o bolo e despejar a calda sobre o mesmo.



quinta-feira, 1 de maio de 2014

Mousse de chocolate

Mousse de chocolate




1 tablete de chocolate de culinária de 200g
1 c.de sopa de manteiga
6 ovos
6 c.de sopa de açúcar


Derreter o chocolate com a manteiga (em banho-maria ou no micro-ondas. Neste caso é preciso cuidado para não queimar...)

Separar as gemas das claras e misturar cuidadosamente as gemas com o chocolate derretido.

Bater as claras em castelo e acrescentar o açúcar continuando a bater até ficarem bem firmes.

Envolver as claras no preparado de chocolate.

Colocar numa taça ou em taças individuais e levar ao frigorífico.



Sugestão: pode-se aromatizar a mousse juntando umas gotas de baunilha, um pouco de vinho do porto ou café ou qualquer outro aroma que se deseje.
A decoração pode ser feita como se quiser.