sábado, 30 de agosto de 2014

Cheesecake de frutos vermelhos


200 g de bolacha torrada (pode ser Maria ou outra idêntica, mesmo uma bolacha sem glúten)
125 g de manteiga
200 g de queijo creme (queijo fresco para barrar)
500 ml de iogurte grego (ou 400 ml de natas)
açúcar q.b. ou stevia*
5 folhas de gelatina
frutos vermelhos (congelados ou frescos) ou um frasco de compota de morango ou framboesa

* A quantidade de açúcar ou adoçante depende do gosto pessoal e do tipo de queijo ou iogurte escolhido. Há queijos com mais elevado teor de sal, assim como há iogurtes com e sem açúcar. O que aconselho é que provem e adocem segundo o vosso paladar. O mesmo acontece em relação à cobertura. Nesta sobremesa, a stevia substitui perfeitamente o açúcar.

Nota: Todos os ingredientes podem ser alterados de forma a adequar-se a doentes celíacos

Forrar uma forma de tarte com folha de alumínio.

Ralar as bolachas e juntar a manteiga até criar uma massa homogénea(se tiver robô pode fazer tudo junto e apenas condensar tudo com as mãos até formar uma bola. Se não tiver terá que amassar muito bem  até adquirir a consistência adequada).

Forrar a base da tarteira e colocar no frigorífico durante cerca de 1h.

Demolhar as folhas de gelatina num pouco de água (4 colheres de sopa...) durante alguns minutos. Levar ao micro-ondas apenas até dissolver e reservar.

No liquidificador (ou com a batedeira) juntar o queijo, o iogurte e o açúcar ou stevia e bater. Cuidadosamente juntar as folhas de gelatina dissolvidas e bater mais um pouco para que fiquem bem misturadas (eu costumo juntar uma ou duas colheres do preparado à gelatina, misturar muito bem e só então adicionar ao resto).

Verter a mistura sobre a base de bolacha e levar ao frigorífico até solidificar bem (cerca de 5h, pelo menos).

Preparar a cobertura:

Com os frutos: deitar num tachinho a quantidade de frutos escolhida e algumas colheres de açúcar (é opcional, depende do gosto pessoal de cada um). Deixar ferver até a fruta começar a desfazer-se e ficar com uma consistência tipo geleia. Passar com a varinha mágica, deixar arrefecer e cobrir a tarte com a mistura, voltando a levar ao frigorífico. Decorar a gosto.

Com compota: levar ao lume cerca de meio frasco de compota com 2 colheres de água e deixar ferver até que fique com consistência tipo geleia. É facultativo passar com a varinha,depende do tio de compota. Se quiser pode levar ao lume,junto com a compota, alguns frutos silvestres. Deixar arrefecer e cobrir a tarte com a mistura, voltando a levar ao frigorífico. Decorar a gosto.


3 comentários:

  1. Esta não provei, mas pelo aspecto devia ser uma delicia...

    ResponderEliminar
  2. É a minha sobremesa preferida e com frutos agrada-me e muito.
    Ficou lindo
    Bom fim de semana
    bj

    ResponderEliminar
  3. Que aspeto delicioso, ficou com aspeto de comer e chorar por mais.

    http://pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar