terça-feira, 2 de junho de 2015

Pudim Tricolor


5 ovos
200g de açúcar
0,5 l de leite
7 folhas de gelatina
1 gelatina de morango (ou outra)
1 tablete de chocolate de culinária


Na véspera prepare a gelatina e leve-a ao frigorífico numa forma previamente molhada ( cerca de 3dl de gelatina, mas isso depende da altura que pretender na camada).

No dia seguinte demolham-se as folhas de gelatina num pouco de água.

Bate-se o açúcar com as gemas e adiciona-se aos poucos o leite morno (mexendo sempre). Vai a lume brando e continua a mexer-se sempre até que perca a espuma e engrosse (é um processo que tem que ser feito com cuidado pois pode talhar). Não deve ferver. Quando tiver engrossado deve transferir-se para um recipiente frio e acrescentar as folhas de gelatina escorridas. Mexer bem até que se dissolvam e deixar arrefecer.

Bater as claras em castelo, adicionando uma colher de açúcar no final.  Envolver no preparado anterior (pode fazê-lo com a batedeira). Deitar metade sobre a gelatina e levar ao frigorífico.

Derreter a tablete de chocolate em banho-maria ou no micro-ondas (cuidado para não queimar. Quando faço desta forma marco alguns segundos, mexo, volto a marcar alguns segundos, mexo e repito o processo até que derreta completamente). Aos poucos adicionar o chocolate ao restante preparado, misturando muito bem. Deitar sobre a camada anterior (que solidifica depressa) e levar ao frigorífico por, no mínimo, 4 horas.

Para desenformar aconselho a passar uma faca pelo rebordo e colocar durante segundos a forma sobre água quente para que a gelatina se solte.

Nota: se o creme, ao ir ao lume talhar pode passar com a varinha mágica.Por vezes ajuda a dar alguma consistência. O resultado final não fica tão bem mas pode resultar...

Nota: Se a receita for para celíacos é necessário verificar a composição dagelatina e do chocolate.Ter atenção se a pessoa é tolerante à lactose,caso contrário terá que experimentar alternativas, coisa que não fiz)