Com este blog pretendo partilhar algumas das melhores receitas de doçaria que já fiz. As imagens são todas resultado das minhas experiências. Deste blog nasceu www.comumboloteencanto.blogspot.com,que é uma montra dos meus bolos decorados.
quinta-feira, 1 de janeiro de 2015
Sonhos
2 chávenas almoçadeiras de água
2 cháv. alm. de farinha
1 c. de sopa de margarina
1 pitada de sal
6 ovos
açúcar e canela q.b.
óleo para fritar
Levar ao lume a água com a margarina e o sal (casca de limão facultativa). Quando ferver retira-se do lume e junta-se a farinha, mexendo sempre. Volta a lume brando e continua a mexer-se até formar uma bola que descole dos lados do tacho (e dos dedos, se beliscar a massa). Retirar e deixar arrefecer até ficar apenas morno.
Juntar os ovos um a um, batendo (pode utilizar a batedeira).
Levar ao lume uma caçarola alta com o óleo, deitar um pedacinho de massa para que não queime e fritar os sonhos em lume muito baixo. Deitar duas ou três colheres de massa e deixar que cresçam e fritem sem que lhes mexa. Demoram algum tempo, mas vale a pena a espera.
Retirar com uma escumadeira e colocar sobre papel absorvente. Passar por açúcar e canela enquanto ainda estão quentes.
Nota: esta receita á cerca de 25 sonhos.
Bolo de Inverno com frutos secos
250 g de farinha
200 g de açúcar
125 g de manteiga
250 g de frutos secos, sultanas e cerejas cristalizadas
4 ovos
3 c. de sopa de aguardente
0,5 c. de café de fermento
Partem-se os frutos secos grosseiramente e as cerejas ao meio. Para que não vão ao fundo durante a cozedura, envolvem-se num pouco de manteiga amolecida e farinha.
Bate-se amanteiga amolecida com o açúcar.
Juntam-se os ovos, um a um, misturando bem. Incorpora-se a farinha com o fermento, a aguardente e volta a bater-se até a massa ficar firme. Finalmente juntam-se as frutas, misturando bem.
Verter o preparado para uma forma tipo bolo inglês previamente untada e forrada e vai a lume brando (160º, pré-aquecido). Quando a massa começar a alourar, faz-se um leve golpe no sentido do comprimento e deixa-se acabar de cozer. Cerca de 40 min costuma ser ideal, mas o teste do palito não engana: se ao espetar um palito no meio do bolo sair limpo é porque o bolo está cozido.
Tiramisú
4 ovos
80g de açúcar
palitos champagne (podem ser la reine) q.b.
1,5dl e café forte
4 c. de sopa de licor de café ou rum
cacau q.b.
Separar 3 claras para um recipiente.
Colocar as 4 gemas numa taça e bater bem com 50g de açúcar. Aos poucos acrescentar o queijo até obter uma mistura homogénea.
Bater as claras em castelo, juntando o açúcar restante até ficarem bem firmes. Envolver no preparado de queijo e reservar.
preparar o café e juntar o licor. Num recipiente, colocar uma camada de palitos embebidos em café e cobrir com metade do creme. Fazer outra camada de palitos e cobrir com o restante creme. Levar ao frigorífico. Quando estiver mais sólido polvilhar com o cacau e servir.
Nota: Se quiser pode utilizar outro queijo cremoso que não seja o mascarpone. Não fica igual ao original, mas costuma ficar bem.
Subscrever:
Mensagens (Atom)