sábado, 27 de dezembro de 2014

Broas de abóbora e noz


 
600g de abóbora
150g de açúcar amarelo
200g de miolo de noz
100g de farinha de trigo
1 pitada de canela

Corte a abóbora em cubos ou fatias e leve ao micro-ondas num recipiente tapado (eu utilizo película própria para micro-ondas) durante cerca de 20-25 min.Quando vir que está bem cozida retire, escorra o líquido que possa ter e deixe arrefecer.

Passe a abóbora no liquidificador. Deverá ter agora cerca de 400g de creme de abóbora.
Moa muito bem 100g de miolo de noz e, o restante, pique de forma grosseira.

Num tacho anti-aderente coloque o puré de abóbora, o açúcar, a canela q.b. e as nozes e, quando ferver, mexa em lume brando durante cerca de 5 minutos. Junte a farinha e mexa muito bem até obter uma mistura pastosa e consistente que se descole do tacho.

Deseje sobre uma tábua e deixe arrefecer.

Ligue o forno a 180º e forreum tabuleiro com papel vegetal.

Molde broas com a massa e coloque-as no tabuleiro. Pode achatá-las ligeiramente com um garfo.

Leve ao forno durante cerca de 15 minutos, até que fiquem douradas.

Retire e passe por açúcar.

Tarte de limão merengada



Massa quebrada:
200 gr de farinha de trigo sem fermento
100 gr de manteiga
100 gr de açúcar
1 ovo
água q.b.

Amassar os ingredientes à mão ou usando o processador. Quando obtiver uma massa consistente forme uma bola e leve ao frigorífico envolta em película aderente durante 30 min. Estender a massa até que fique bem fininha e forre com ela uma forma de tarte. Cobrir com pael vegetal, encher com feijões secos (ou outro tipo de leguminosas que façam peso) e leve ao forno até cozer.
Retire e deixe arrefecer.

Nota: A massa quebrada pode ser de compra.

Recheio de limão:
4 limões grandes
4 ovos
100 gr de manteiga
250 gr de açúcar

Leve ao lume o sumo e raspa dos limões, a manteiga e o açúcar e deixe ferver alguns minutos. Numa taça coloque 1 ovo e 3 gemas, reservando as claras. Após ferver retire do lume a calda e, cuidadosamente, misture com os ovos, mexendo para não talhar. Volta a lume brando até engrossar. Deixe arrefecer.

Merengue:
3 claras
4 c. de açúcar (a gosto)

Bater as claras em castelo e acrescentar o açúcar até que fique bem consistente.

Colocar na tarte o recheio de limão e, sobre este, o merengue. Leve a forno (170º) até que fique dourado (cerca de 15 minutos)




 

 
 

Panna Cotta



 
200 ml de natas
200 ml de leite
100g de açúcar
1 vagem de baunilha (facultativo)
4 folhas de gelatina 

Demolhar as folhas de gelatina num pouco de água.

Levar ao lume as natas,o leite, o açúcar e a baunilha (retirar os grãos da vagem com uma faca). Deixar ferver durante 5 minutos. Retirar do lume e acrescentar as folhas de gelatina escorridas, mexendo até dissolver.

Verter o preparado em formas (aconselho a coar com um passador, para que não fiquem grumos de gelatina) e levar ao frigorífico durante, pelo menos 5 horas.

Servir acompanhado de um molho à escolha.

Sugestão: 
Morangos: leve ao lume 6 morangos, 2 colheres de açúcar, 50ml de água e raspa de limão (facultativo) e deixe ferver alguns minutos. Retire do lume e reduza a puré.


Caramelo: leve ao lume 100 g de açúcar e um pouco de água (3 colheres de sopa) e deixe caramelizar. Aqueça cerca de 50 ml de leite e, cuidadosamente (porque salpica) junte ao caramelo, mexendo até que forme uma espécie de xarope.

Torre alguns frutos secos e decore.