sexta-feira, 25 de abril de 2014

Farófias à minha moda

Farófias à minha moda

Estas farófias diferem das tradicionais pois são feitas com leite condensado. As quantidades são variáveis e dependem da quantidade de ovos que se quiser utilizar. Faço-as, muitas vezes, como aproveitamento de claras.



3 claras
4 colheres de açúcar
1 lata de leite condensado
0,5 l de leite meio gordo
4 gemas
1 c. de sopa de farinha de trigo 
(em alternativa às gemas e farinha utilizar um pacote de pudim instantâneo)

Levar ao lume um recipiente (um tacho largo) com o leite condensado e o leite meio gordo. Pode-se acrescentar uma casca de limão.

Bater as claras em castelo e acrescentar o açúcar até ficarem bem firmes.

Quando o leite estiver a ferver, baixar o lume (atenção para não entornar) e deitar colheradas de claras (normalmente deito 2 de cada vez, pois geralmente alargam um bocadinho). Deixar cozer durante cerca de 1 minuto e virar cozendo mais um minuto. Retirar com uma escumadeira.*

À parte, dissolver as gemas, mexendo e colocar a farinha num recipiente.

Assim que as claras estiverem cozidas, juntar um pouco do leite da cozedura à farinha para a dissolver e, após misturar este preparado com o restante leite no tacho,voltar a levar ao lume durante 2 ou 3 minutos. Fazer o mesmo procedimento em relação às gemas (cuidado para não talharem) e levar ao lume até atingir o ponto (depende um pouco do gosto pessoal).

Se usarem pudim, em vez das gemas, o que têm a fazer é, assim que as farófias estiverem cozidas, diluir meio pacote com o leite e levar ao lume até atingir o ponto.

Cobrir as farófias com o creme e, depois de arrefecerem, levar ao frigorífico. Polvilhar com canela, amêndoa ou a gosto e servir.

* O procedimento de cozedura nem sempre corre bem à primeira, é uma questão de prática e experiência. Tem que se ter atenção para que não se desfaçam e virá-las assim que, ao toque, sintam alguma resistência.

Notas: Normalmente faço esta receita a olho e, muitas vezes tenho que adequar à quantidade de claras que tenho. O açúcar depende também do gosto pessoal de cada um, assim como o ponto em que se deixa o creme. Cuidado para que não se torne um pudim ou, pelo contrário, fique demasiado líquido.



4 comentários:

  1. Adoro farófias e também as faço com leite condensado...Vou experimentar a tua receita Guida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade a inspiração foste tu, Dina. A primeira vez que comi com leite condensado foi na tua casa, só não sei quais as diferenças.

      Eliminar
    2. Na minha receita ponho sempre no leite pau de canela e casca de limão. Faço sempre um leite creme no leite que sobra...
      Beijo...

      Eliminar